O que é Paternidade Socioafetiva?

 

Paternidade socioafetiva é aquela que se une pelos laços do amor.

C onhecido como “padrasto” o pai de afeto adquire responsabilidades e tarefas que seriam dada ao pai biológico; geralmente ocorre quando quando as famílias se constituem e ja “existem filhos” de relacionamentos anteriores.

É um dos temas mais lindos do meio jurídico, pois se estabelece unicamente pelo amor. Se tornou tão comum entre as relações que atualmente temos formas legais que estabelecem direitos e obrigações entre as partes, podendo, inclusive incluir o nome do pai afetivo na certidão de nascimento da criança.

Pai de verdade é aquele que agrega, que demonstra amor, carinho, exemplo. Quando não se faz para os que são seus, simplesmente pela bondade do coração, tornando seu filho o da sua companheira, além dos “direitos” havidos pela paternidade se estabelece à sociedade uma forma muito bonita de filiação, demonstrando a todos que o bom senso, o carinho e a união podem sim alterar o ordenamento jurídico, tornando lei aquilo que anteriormente acreditávamos ser apenas “doação”.

Parabéns a todos os pais, que exercem suas responsabilidades com dedicação e carinho, sendo sempre heróis de seus filhos!!!

×