Cuidado com o golpe!

Você já ouviu falar no Golpe do Motoboy? Trata-se de um suposto funcionário do banco, que se dirige até sua residência, a fim de “atualizar seu cadastro”, precisando de diversas assinaturas e muitas vezes a senha do cartão.

Ocorre que ISSO NÃO EXISTE, nenhuma instituição bancária manda qualquer funcionário a sua casa. Se trata de um golpe a fim de permanecerem com suas senhas, cartões e emissão de empréstimos consignados e outras tantas formas de agir destes golpistas, que prejudicam o consumidor.

Tendo como maior público alvo os aposentados e pensionistas, aproveitam-se da ingenuidade da maioria dos idosos, que acreditam se tratam efetivamente de uma atualização cadastral e acabam com prejuízos incalculáveis, em sua maioria com descontos de valores em seu salário mensal, piorando que os valores dos golpes são desviados e sequer são entregues ao aposentado ou pensionista.

A tática não é nova: uma pessoa recebe uma ligação do banco, dizendo que seu cartão foi clonado ou que precisam efetivar renovações cadastrais, precisando enviar um motoboy para recolher e bloquear. A pessoa entrega o cartão, efetiva poucas assinaturas e caiu no golpe do motoboy.

O golpe começa com uma simples ligação ou mensagem. Os criminosos costumam se passar por atendentes da central de segurança do banco, que ligam ou escrevem para confirmar uma compra suspeita feita no cartão de crédito. A vítima diz que não reconhece o gasto e o golpista afirma que, então, o cartão foi clonado ou que estão usando sua conta indevidamente por ter havido uma alteração cadastral.

A prática é tão real que, para deixar o “cliente” mais seguro pedem para cortar o cartão antes de levá-lo para que não haja perigo no uso indevido; porém é preciso estar atento porque apenas com o número do cartão é possível haver transações bancárias, compras pela internet ou até mesmo passar numa maquininha, caso o chip esteja em condições.

A pandemia ajudou muito que os golpistas possam aplicar tal golpe contra as vítimas, pois encontram-se em suas casas, pela orientação do distanciamento social, bastante ansiosos por não poderem realizar suas atividades e encontrar seus amigos. Nossa sugestão caso lhe ocorra algo parecido é que mantenha a calma, não repasse nenhum dado seja por mensagem ou por ligação, não proceda em qualquer assinatura caso haja a visita inesperada de um motoboy e posteriormente contate o banco responsável por sua conta e recebimento e verifique se realmente precisam de tais informações.

Caso você tenha sido vítima deste golpe, existem formas de diminuirmos seu prejuízo, uma vez que a segurança bancária e a conduta dos clientes devem ser primordiais ao banco, sendo que com a tecnologia aplicada atualmente podem saber que certos comportamentos não dizem respeito àquele consumidor, efetivando para segurança de todos o bloqueio das transações.

Por vezes a conduta do banco, de negligência com o cliente, gera inclusive dano moral a ser indenizado, pois sua obrigação é proteger o cliente e não agir de forma a favorecer o golpista que sempre encontra uma forma de prejudicar sua vítimas, que são indefesas e não têm maiores conhecimentos.

Sendo assim, caso você tenha infelizmente sido vítima do golpe do motoboy faça contato conosco, que aqui no Corrêa Advogadas temos uma equipe preparada para lhe auxiliar e orientar como proceder para não permanecer no prejuízo.

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